Monografias

Biblioteca
Artigos | Dissertações e Teses | Livros | Monografias | TCCs – Comunicação Digital

Atualmente há 11 arquivos na categoria Monografias.

Exibindo 1 a 11 de 11 arquivos.

  A EFICÁCIA DO MARKETING VIRAL COMO FERRAMENTA PUBLICITÁRIA NA INTERNET: A ANÁLISE DE UM EXPERIMENTO NO YOUTUBE
» 2,5 MiB - 1.344 hits - 2 de março de 2016
Este trabalho busca aprofundar a discussão sobre a eficácia do Marketing Viral como estratégia promocional e publicitária na internet utilizando como objeto de análise um experimento no site de compartilhamento de vídeos, o YouTube. Para isso, dividiu-se o trabalho em duas partes. A primeira parte, intitulada de “Marketing viral: conceitos e estratégias”, visa apresentar os conceitos básicos do Marketing trazendo para esta pesquisa o embasamento teórico necessário para o entendimento do experimento realizado, abordando os conceitos e características do Marketing Promocional, Direto e Buzz Marketing que servirão de base para a conceituação do Marketing Viral. A segunda parte, intitulado de “O aprofundamento de uma discussão: um experimento no YouTube” dedica-se ao detalhamento do experimento, apresentando sua metodologia, características e análise de resultados relacionando aos conhecimentos teóricos apresentados na primeira parte deste trabalho. Por fim, é feito uma comparação entre as hipóteses apresentadas no início da pesquisa e os resultados obtidos, sugerindo novos caminhos e experimentos futuros para aqueles que se interessarem pelo tema.

  A influência do marketing de conteúdo no mecanismo de busca do Google
» 1,6 MiB - 248 hits - 2 de março de 2016
Este trabalho parte do princípio de que é possível desenvolver estratégias de otimização em mecanismos de busca, valendo-se de ações do marketing de conteúdo pesquisadas no referencial teórico. Durante três meses foi realizado à aplicação das estratégias de marketing de conteúdo e otimização em mecanismos de busca em um blog para que fosse verificado o real impacto das ações pesquisadas na literatura.

  DESAFIOS DE UMA NOVA ERA: A INTERNET COMO ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA.
» 848,8 KiB - 161 hits - 2 de março de 2016

  FOURSQUARE: TENDÊNCIAS NA COMUNICAÇÃO ONLINE
» 867,4 KiB - 197 hits - 2 de março de 2016
O projeto visa descrever as ações de bares da região Centro-Sul de Belo Horizonte, que utilizam o aplicativo Foursquare como forma de relacionamento com seu público. Para isso, contextualizamos o impacto da tecnologia na comunicação, as mídias sociais e o aplicativo Foursquare. Realizamos, primeiramente, uma pesquisa documental e bibliográfica para o estudo da comunicação e sua evolução, acompanhando a tecnologia, na qual observamos a utilização de conceitos como “cibercultura”, “web 2.0” e “era da conexão” para definição de cenário e perfil de usuário da internet. Utilizando-se de arquivos públicos e pesquisas com estatísticas, contextualizamos a comunicação no âmbito das mídias sociais locativas, descrevendo, também, o que é o aplicativo e como ele pode ser utilizado. Visando descobrir como o aplicativo é usado pelos bares, foram analisados quatro estabelecimentos de Belo Horizonte: Restaurante 2012, Graças a Deus, Café do Carmo, Devassa Savassi. Após esse processo de comparação entre os resultados, apresentamos as ações desenvolvidas e qual é o impacto do Foursquare na busca por uma maior divulgação e fidelização de clientes pelo estabelecimento.

  MARKETING DE CONTEÚDO NO FACEBOOK: Análise da página da Óculos Tortuga e aplicação de estratégia
» 1,4 MiB - 263 hits - 2 de março de 2016
Almejando visibilidade, no século XXI, as empresas buscam cada vez mais estarem inseridas em todas as mídias possíveis. Com o surgimento da ferramenta de redes sociais Facebook, as marcas foram apresentadas a um cenário virtualizado e estão constantemente se adaptando para um novo modelo estratégico de comunicação com os mais diversos públicos. O marketing de conteúdo é considerado peça-chave por executivos e profissionais de comunicação devido ao seu baixo-custo, além de favorecer o reconhecimento da marca, geração e manutenção de oportunidades, informação e educação do mercado e, principalmente, engajamento de clientes. Partindo da premissa que o Facebook pode ser utilizado em uma estratégia de marketing de conteúdo para a página da marca Óculos Tortuga, define-se um estudo explicativo. Os métodos experimental e observacional foram alinhados, inicialmente, com análise das páginas de outras marcas no Facebook e a etapa de manutenção da página da Óculos Tortuga. Para delinear o raciocínio mais adequado para aplicar o marketing de conteúdo nesta página, foi necessário trazer o conteúdo apresentado no referencial teórico para a realidade dos relacionamentos entre marcas e públicos e, da mesma forma, investigar as mudanças ocorridas na comunicação frente às novas tecnologias, estudar o funcionamento das ferramentas de redes sociais, aprofundar os conhecimentos sobre gerenciamento de marca (branding) e investigar o conceito de marketing de conteúdo e sua aplicação no âmbito virtual. Os resultados somados proporcionaram a finalização da pesquisa com produtos como o guia prático, o calendário editorial e também o planejamento estratégico para a marca em questão.

  MARKETING DE CONTEÚDO NO INSTAGRAM: Análise da ferramenta social da Casa Mangabeiras e aplicação de estratégias
» 3,6 MiB - 186 hits - 2 de março de 2016
O presente estudo apresenta uma análise do Instagram da empresa Casa Mangabeiras quando aplicadas estratégias e sugestões de ação de marketing em redes sociais. Foi verificada, na prática, a variação da interação (engajamento) dos usuários seguidores da empresa a cada postagem divulgada, com a finalidade de comprovar quais recomendações sugeridas pelos autores funcionam e quais não. Com um teor experiencial e analítico, este estudo revela um pouco sobre as novas formas de marketing em redes sociais na internet e mostra os desafios e as consequências quando postas em prática. Essa pesquisa esclarece os mecanismos de funcionamento do aplicativo Instagram e o comportamento de sua rede social, o que pode ser útil tanto para estudiosos da área quanto para a própria empresa, a qual agora tornar-se-á mais apta a construir uma identidade satisfatória e ter um comportamento positivo na web.

  MARKETING EM MÍDIAS SOCIAIS: UM ESTUDO DE CASO DAS AÇÕES DE SUCESSO NO RELACIONAMENTO DIGITAL ENTRE DOIS BARES PORTO-ALEGRENSES E SEUS CONSUMIDORES
» 2,5 MiB - 2.111 hits - 2 de março de 2016
O marketing de relacionamento é um ramo sólido dentro da escola de marketing, focado nas ações desenvolvidas por organizações que desejam fidelizar seus clientes. Porém, na era digital, em que as ferramentas da Web 2.0 possibilitam que todos tenham voz ativa, consumam e produzam conteúdo, as empresas devem atentar para as ações de marketing de relacionamento on-line que engajem seu cliente e o fidelizem. Através das redes sociais, principal veículo de troca de informações pelos internautas, é possível estabelecer um relacionamento entre marca e consumidor, como já tem sido feito por muitas empresas. O objetivo desta pesquisa é, portanto, compreender que ações de marketing de relacionamento em redes sociais podem ser consideradas efetivas, analisando dois casos de estudo. Foram selecionadas duas empresas do ramo gastronômico porto-alegrense que têm perfis em redes sociais, para que suas ações de relacionamento fossem analisadas à luz da literatura, e também a partir da opinião de três profissionais de marketing digital entrevistados, os quais foram selecionados a partir da análise das ações de relacionamento digital realizadas pelas empresas em que trabalham.

  O uso do marketing viral no processo de gestão de marcas: Estudo de caso do vídeo “Touch of Gold” da Nike
» 134,8 KiB - 147 hits - 2 de março de 2016
Apresenta uma reflexão sobre o uso de estratégias de comunicação alternativas como o marketing de guerrilha e o marketing viral por parte das empresas como ferramentas no processo de fortalecimento da imagem e gestão das marcas. Discorre sobre as mudanças na maneira de se pensar a comunicação e a publicidade com o declínio dos meios de comunicação de massa, o uso da internet como veículo e suas potencialidades. Adota como estudo de caso a empresa americana de artigos esportivos Nike, utilizando como objeto de pesquisa a ação de marketing viral com o vídeo “Touch of Gold”, estrelado pelo jogador brasileiro Ronaldinho Gaúcho, visto por milhões de pessoas e disseminado em diversos sites de compartilhamento de vídeos e que gerou grande mídia espontânea, sendo exibido em programas esportivos e jornalísticos em todo o mundo. Utiliza como metodologia entrevistas em profundidade na pesquisa dos efeitos e percepção do público com relação ao vídeo e conseqüente associação à marca Nike.

  Presença da Vivo na Internet Social: Análise da operadora no Twitter
» 788,7 KiB - 200 hits - 2 de março de 2016
O presente estudo apresenta uma análise da atuação da operadora Vivo no Twitter e como a ferramenta é usada como instrumento de comunicação da empresa. Foi verificado como se estabelecem os processos comunicacionais entre a operadora e seus públicos com a utilização dessa rede social. Trata-se de uma abordagem sobre como a Vivo usa o Twitter como uma ferramenta de comunicação e relacionamento com seus públicos. Com um conteúdo de teor analítico esse estudo mostra os desafios, alterações e consequências que não só a Vivo, mas organizações em geral podem enfrentar ao decidir pela utilização das novas ferramentas sociotécnicas de comunicação: as mídias sociais na web. Essa pesquisa esclarece os mecanismos em torno das relações das empresas com seus públicos no ambiente do Twitter e como as opiniões do público presente nesta rede e o que ele expressa podem e devem ser usados em favor da comunicação da empresa e da construção de uma imagem positiva na web.

  SEGMENTAÇÃO, PERSONALIZAÇÃO E MONITORAMENTO: ações publicitárias em ambientes digitais interativos
» 2,3 MiB - 303 hits - 2 de março de 2016
Este projeto tem como finalidade investigar as particularidades da Internet que permitem a realização de ações publicitárias segmentadas e que colocam este espaço de interação em destaque. Sabe-se que a Internet proporcionou um rompimento com a estrutura tradicional de se fazer comunicação ao inovar no relacionamento com o público e na possibilidade de uma comunicação dirigida para um público específico ou até mesmo para uma única pessoa. O projeto faz uma breve contextualização da publicidade na Internet e propõe o estudo de caso único da loja virtual: Netshoes. A marca é líder em e-commerce no Brasil e viabiliza a maioria das suas campanhas publicitárias tendo como suporte principal a Internet.

  WEB MARKETING NO WEBDESIGN: A INFLUÊNCIA DO MARKETING DE OTIMIZAÇÃO DE BUSCA (MOB) NA COMUNICAÇÃO DIGITAL
» 1,4 MiB - 163 hits - 2 de março de 2016
O presente trabalho trata da utilização do webdesign como ferramenta da comunicação digital e da sua relação com técnicas necessárias para aplicação de ações de web marketing. Com isso, o objetivo deste trabalho é verificar de que forma as estratégias previstas pelo Marketing de Otimização de Busca (MOB) interferem na criação da interface de um website. A partir de levantamento bibliográfico, o trabalho resgata conceitos de marketing tradicional, chegando à abordagem das ferramentas de comunicação, entre as quais são selecionadas o design e a internet. A partir desse ponto, a internet é apresentada e passa a ser tratada como ferramenta do marketing, além de serem apresentados tipos de ações de marketing na internet. Em específico, são abordadas as técnicas do Marketing de Otimização de Busca (MOB) que consistem em posicionar um website na primeira página de resultados dos mecanismos de busca. O webdesign é colocado como ferramenta responsável por criar a interface de um produto de comunicação digital, devendo ser desenvolvida com base nos objetivos mercadológicos da empresa, marca, produto ou serviço para o qual é criado o website. Essa, pesquisa, de caráter exploratório, cujo delineamento é definido como levantamento bibliográfico e levantamento de websites, traz a análise das homepages das empresas Claro, Fiat e Sebrae, e busca observar como se encontram contempladas as necessidades técnicas para implantação do Marketing de Otimização de Busca (MOB), assim como princípios do design e as diretrizes de usabilidade de cada um deles. A partir desse trabalho, será possível identificar como as empresas e prestadores de serviço responsáveis pelos seus websites tratam a otimização de resultados de busca e sua relação com o webdesign.