TCCs – Comunicação Digital

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Atualmente há 30 arquivos na categoria TCCs da Pós em Comunicação Digital.

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  A Comunicação Horizontal e a Era da Conexão
» 6,0 MiB - 206 hits - 9 de maio de 2017
A popularização dos dispositivos móveis conectados em rede e o avanço das redes digitais interativas impulsionaram uma transformação cultural em que os hábitos de consumo foram reconfigurados – o consumidor ficou mais exigente, ativo e passou a ser visto como cocriador. Essas mudanças trouxeram novos desafios para os profissionais de marketing e comunicação e as grandes marcas tiveram que aprender a dialogar com esse novo perfil de consumidor. O artigo faz uma reflexão desse novo panorama, apresentando os novos desafios e as transformações do cenário em decorrência do avanço tecnológico e da transformação cultural. O case da marca Farm é utilizado como base para essa análise.

  A CONTRIBUIÇÃO DO CIBERATIVISMO PARA O MOVIMENTO FEMINISTA
» 486,6 KiB - 186 hits - 8 de maio de 2017
O presente trabalho apresenta uma breve reflexão sobre a comunicação online, as mudanças de sociabilidade, e o ciberativismo no Feminismo. A internet e as redes sociais provocaram mudanças profundas na sociedade, possibilitadas pelas novas tecnologias e seu potencial interativo, horizontal e livre. Foi feita uma análise teórica da comunicação hoje e do ciberativismo, além de descrever exemplos de ações feministas nas redes sociais.

  A EFEMERIDADE DAS RELAÇÕES NAS REDES SOCIAIS
» 391,7 KiB - 178 hits - 9 de maio de 2017
O presente artigo propõe relatar a visibilidade que as marcas podem adquirir ao utilizar o Snapchat enquanto ferramenta de divulgação de produtos e serviços. Além disso, pretende-se analisar de qual maneira este aplicativo pode se tornar um instrumento poderoso para a difusão de conteúdo. Serão aprofundados os entendimentos acerca dos recursos mais utilizados pelos usuários da plataforma; a sapiência acerca do surgimento da Internet e sua evolução com o advento das Redes Sociais; a compreensão a respeito das práticas do Marketing e Marketing Digital ou 3.0; a percepção do conceito denominado Valor de Marca, em que a empresa visa não somente os ganhos financeiros, mas também o bem estar dos seus clientes e empregados; as efemeridades dos conteúdos veiculados da rede virtual, incluindo a revolução do mobile e a fluidez presente na sociedade contemporânea. Além disso, serão enfatizadas as estratégias utilizadas por algumas marcas para veiculação de conteúdo no Snapchat.

  A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO COTIDIANO DAS PESSOAS A PARTIR DOS CONTEÚDOS PRODUZIDOS EM CANAIS DE RECEITA CULINÁRIA NA INTERNET
» 956,2 KiB - 173 hits - 9 de maio de 2017
Este estudo tem por natureza analisar a influência das redes sociais no cotidiano das pessoas a partir dos conteúdos produzidos em canais de receita culinária na internet, por meio de estudo de caso múltiplo exploratório qualitativo com duas amostras. A primeira com produtores de conteúdo em canais de receita culinária na internet e a segunda com consumidores de canais de receita culinária na internet.

  A LIBERDADE DO NÃO-ETERNIZADO
» 288,8 KiB - 156 hits - 8 de maio de 2017
O presente artigo visa decifrar e refletir as relações sociais na cibercultura, a partir de seu referencial teórico e de entrevistas qualitativas feitas com usuários de aplicativos de fotos e vídeos descartáveis (Snapchat, Instagram Stories) e suas percepções sobre a usabilidade e características dessas ferramentas em suas rotinas. Utilizando Bauman e sua “sociedade líquida” para dialogar com os discursos dos entrevistados sobre as novas formas de relações, novos hábitos tecnológicos e a tecnologia na construção do indivíduo.

  A Política no Youtube
» 684,9 KiB - 163 hits - 8 de maio de 2017
O surgimento das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) modicou os fluxos econômicos globais, ampliou o acesso à livre informação e suscita debates acerca do papel que a mídias sociais possuem para a mobilização política em uma sociedade interligada em redes de comunicação. A fim de entender se os usuários do Youtube compartilham, acessam e utilizam o espaço desta mídia social por questões ideológicas ou centradas na imagem dos produtores, o seguinte estudo exploratório pretende analisar as relações entre midiatização e política, identificação partidária e as atitudes dos indivíduos acerca do compartilhamento de informações em redes sociais da Internet.

  As redes sociais como segunda tela
» 728,8 KiB - 162 hits - 9 de maio de 2017
Como forma de manter a audiência e ganhar a atenção dos espectadores, as emissoras de TV vêm fazendo com que suas atrações sejam cada vez mais integradas entre os usuários de internet e seu público. No artigo, é apresentado o crescimento de consumo de vídeos online, em detrimento da queda de audiência de emissoras da TV com o avanço da internet, os serviços de streaming e ofertas de conteúdo personalizado. Além disso, é explorado o fenômeno da segunda tela como estratégia do MasterChef para aliar usuários digitais aos espectadores do programa, batendo recordes de audiência na TV e menções no Twitter.

  Big Data como estratégia de Marketing
» 158,0 KiB - 168 hits - 8 de maio de 2017
Este artigo tem como objetivo identificar e refletir sobre o potencial proporcionado pelos dados disponíveis na Big Data para a tomada de decisões estratégicas de marketing. Para tanto, além de explorar e contextualizar a importância das informações disponíveis na internet, o trabalho faz um paralelo da relevância da gestão da informação e do marketing em meios digitais. Este trabalho não busca fazer análises técnicas do uso do Big Data em marketing, mas entender como a tecnologia pode ser útil em estratégias de comunicação. Conclui-se que a análise de dados do Big Data pode proporcionar uma melhoria na qualidade da gestão estratégica nas organizações.

  Cinema Mobile
» 127,1 KiB - 156 hits - 8 de maio de 2017
Diferentemente do cinema tradicional, o cinema mobile é evocativo à audiência participante, onde sua apresentação narrativa é agressivamente combinada ao ambiente onde o espectador esta inserido, em uma realidade mista que evoca autenticidade, em uma diegese que dialoga com os movimentos corpóreos de sua audiência, ambientes e ocorrências que circundam a experiência de consumo cinemático.

  COMUNICAÇÃO DE MARCAS NA INTERNET
» 1.021,6 KiB - 170 hits - 8 de maio de 2017
Este artigo tem como objetivo refletir e analisar a relevância do Canal Olímpico, do Comitê Olímpico Internacional (COI), lançado em agosto de 20162. Para isso, foi feita uma análise descritiva do conteúdo, do editorial de publicação e do engajamento com o público do Canal no YouTube. O trabalho também contextualiza a história do maior evento esportivo do mundo, os Jogos Olímpicos, e sobre a internet e as redes e mídias sociais como importantes e eficazes meios de difundir conteúdo.

  Construção da experiência, usabilidade e validação na Comunicação Digital
» 682,6 KiB - 160 hits - 8 de maio de 2017
O processo de construção da experiência do usuário para uma ferramenta voltada para produção e otimização de conteúdo e inserido no cenário do marketing digital – da comunicação digital, em geral –, envolve uma série de etapas e procedimentos. A própria construção do produto, em si, mesmo que um esboço dele, exige uma análise de mercado, construção de personas e identificação de qual solução aquela plataforma ou ferramenta resolve para algum problema do seu público-alvo. Por meio de alguns desses elementos, como prototipagem, validação, testes de usabilidade, questionários e entrevista em profundidade, este trabalho aborda diferentes conceitos e procedimentos para a construção do produto de otimização de conteúdo, denominado SEOScore. Plataforma desenvolvida com o suporte desta pesquisa que tem o objetivo de oferecer funcionalidades focadas na produção de conteúdo, no que diz respeito a otimização, com auxílio de elementos de marketing digital e search engine optimization (SEO), de maneira geral.

  DO INTANGÍVEL AO MENSURÁVEL
» 113,4 KiB - 159 hits - 8 de maio de 2017
O presente artigo fomenta como se deu a evolução da comunicação mercadológica, levantando quais foram suas funções, seus objetivos e como eram concebidas as estratégias de cada momento. Dentre tais, passando pela relação de comunicação massiva entre emissor e receptor, até em que sua premissa passa a ser a personalização. Além dessas, é levantada principalmente a discussão da evolução na relação entre comunicação e geração de resultados de mercado, que sofreu mudanças, seja por fatores externos e internos. Durante esse processo é indicada a correspondência entre tais fatores – como a chegada e expansão da internet, a tecnologia da informação e a pressão dos mercados frente aos investimentos em comunicação – que culminaram no desenvolvimento da área e de profissionais especializados em crescimento de resultados denominado growth hacker.

  Eu não vou sozinho
» 413,7 KiB - 159 hits - 8 de maio de 2017
Este trabalho investe na aproximação teórica para compreender como a participação e colaboração de usuários em trânsito – motoristas, motociclistas, etc – no abastecimento de informações sobre o tráfego no aplicativo de geolocalização Waze, em tempo real, é fator fundamental para a manutenção e existência dessa ferramenta, com foco em dispositivos móveis. A captação e oferta de dados online sobre o trânsito - a chamada Inteligência Coletiva, com uso da geocolaboração, possibilita rotas alternativas, economia de tempo e/ou distâncias, significando a reconfiguração do espaço urbano. Baseado no modelo colaborativo crowdsourcing, a ferramenta traz benefícios individuais e coletivos, além de desafios, no contexto da mobilidade em uma cidade.

  Experiência do Usuário
» 255,2 KiB - 150 hits - 9 de maio de 2017
O presente estudo é a utilização da pesquisa, presencial e on-line, como meio para identificar ruídos na interação de determinada plataforma on-line com os usuários, com objetivo de elaborar estratégias de comunicação para sanar os problemas encontrados. Utilizou-se como objeto de estudo o site oficial do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) que pode ser acessado pelo endereço www.detran.mg.gov.br. A pesquisa foi realizada por meio de entrevista com o usuário, presencial e on-line, entrevista com os atendentes da sede do DetranMG que tem como função auxiliar os usuários a realizar serviços pelo site, análise de estatísticas de acesso ao site e também por meio da observação da interação do usuário com o site, sem interferência de outros, objetivando identificar as dificuldades em realizar o serviço ou encontrar a informação desejada.

  Futebol Feminino
» 1,2 MiB - 217 hits - 8 de maio de 2017
O Brasil é conhecido como o país do futebol. Mas, este estudo comprova que ele deveria ser conhecido como o país do futebol masculino. Após um estudo bibliográfico sobre o jornalismo esportivo brasileiro e a cobertura dos principais veículos da mídia tradicional (rádio, televisão e sites), este artigo investigou o cenário do esporte no país com o objetivo de entender porque a imprensa brasileira ignora o futebol feminino. Foram levantadas questões históricas de desigualdade de gênero e machismo na sociedade e na grande mídia. Ao final, um respiro, com a observação de iniciativas de jornalismo alternativo que, na internet, exaltam o futebol feminino do país. O estudo foi dividido nas categorias: Introdução; Futebol feminino no Brasil; Mídia esportiva e gênero; Jornalismo alternativo; Conclusão e Referências Bibliográficas.

  GOTTA CATCH 'EM ALL!
» 331,8 KiB - 159 hits - 8 de maio de 2017
Cada vez mais a nostalgia tem sido considerada uma tendência de consumo na publicidade. E diante da grande repercussão que o Pokémon Go, lançado em 2016, gerou em várias partes no mundo, o presente trabalho pretende analisar as relações existentes entre o sucesso do jogo e o marketing da nostalgia. Mas além desse apelo, quais outros fatores contribuíram para que o jogo alcançasse mais do que fãs de Pokémon? O que foi feito e quais resultados foram encontrados? Até que nível os consumidores são influenciados pelo passado? Para responder a essas questões, este estudo se baseia, principalmente, nos conceitos de marketing e de nostalgia.

  Inbound Marketing
» 634,3 KiB - 155 hits - 9 de maio de 2017
As evoluções no âmbito digital ocasionam ainda uma crescente alteração no marketing digital. Em segmentos B2B o marketing usufrui de todos os canais e ferramentas para entender por onde o seu público percorre e qual o seu comportamento, tornando cada vez mais complexo conhecer quais são as suas verdadeiras necessidades. Usa-se então, a metodologia do Inbound Marketing para adquirir leads qualificados e posteriormente elaborar estratégias comerciais. O presente estudo pretende analisar o conceito de inbound, a sua origem e diferenças com o marketing tradicional. A pesquisa foi exploratória e observou quais são os artifícios que um software, Mautic, deste segmento propõe para seguir a metodologia de automação e quais os seus benefícios por ser uma plataforma open source e gratuita. Concluiu-se que para uma plataforma de inbound ela dispõe de todas as ferramentas para iniciar uma estratégia de automação de marketing, como segmento de leads, criação de campanhas de e-mail marketing com funções automáticas relacionadas ao comportamento do lead, integração com outros canais, etc.

  Influência digital e engajamento no Facebook
» 1,1 MiB - 178 hits - 9 de maio de 2017
Em razão das constantes mudanças da comunicação, baseada nas Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação (TICs) nota-se um campo de pesquisa e atuação profissional em potencial formado pela comunicação digital e as redes sociais. Essa última é constituída, segundo SAFKO (2010), por grupos de pessoas que se encontram virtualmente para intercambiar ideias e informações, o que, por sua vez, gera graus de confiança e influência entre seus pares. Recuero (2001) conceitua rede social como um conjunto de novas tecnologias de comunicação mais participativas, mais rápidas e populares. Em fevereiro de 2016, a rede social Facebook completou 12 anos de existência. Criada por Mark Zuckerberg e três amigos, estudantes da universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a ferramenta tinha como princípio fomentar interações entre universitários locais. Pouco tempo depois, a plataforma passou a receber usuários de outras faculdades até que esse critério foi eliminado. Dos 5,5 milhões1 de integrantes registrados em 2005, o Facebook contabiliza atualmente 1,4 bilhão² de pessoas no mundo, sendo pouco mais de 100 milhões de brasileiros. A rede conta ainda com três milhões de empresas com anúncios ativos (70% localizadas fora dos Estados Unidos). Redes sociais como o Facebook, de acordo com Luedtke (2003 apud Vargas e Santos, 2015), se fixam na rotina dos usuários e tornam-se invisíveis depois de amplamente adotadas. Prova disso são os indicadores de que mais de um bilhão de integrantes acessam a plataforma pelo menos uma vez por dia3 e a pesquisa que revelou: 64%4 dos entrevistados tem como primeira função matinal “abrir” o aplicativo no celular e 70% fazem da consulta ao feed de notícias à última tarefa do dia. Outro levantamento mundial apontou que no quarto trimestre de 20145, as redes sociais foram fontes de quase um terço (31,2%) do tráfego dos sites da web, sendo o Facebook a principal delas.

  MARKETING 3.0 E A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS COMO CANAL DE COMUNICAÇÃO
» 596,4 KiB - 160 hits - 9 de maio de 2017
Este artigo é um apanhado teórico seguido de uma breve reflexão sobre o Marketing em geral, destacando a importância do Marketing 3.0 e como as mudanças ocorridas pelas ferramentas virtuais de informação têm proporcionado às relações entre organizações e seus públicos de interesse, a fim de gerar uma interação mais coesa e rápida entre ambos. Levando-se em conta que com os avanços tecnológicos, a Internet deixou de ser apenas uma forma simples de entretenimento e passou a ser um canal de comunicação, principalmente por parte das empresas, por isso esse estudo tem como objetivo analisar a utilização das mídias sociais como canal de comunicação e marketing entre as empresas e os consumidores. O artigo irá apresentar as transformações pelo o qual o Marketing passou devido o surgimento das novas tecnologias, dados relevantes sobre o público das mídias sociais, o comportamento do consumidor, além de uma análise das mídias sociais como estratégia de comunicação. O presente artigo foi fundamentado por meio de pesquisa exploratória e análise de conteúdo, através de referências bibliográficas do Marketing e comunicação. Ao final, pode-se constatar que o marketing é utilizado como ferramenta estratégica no âmbito das mídias sociais e como essas comunidades virtuais servem de canal de comunicação entre empresas e consumidor.

  Marketing de relacionamento de startups nas redes sociais
» 1,3 MiB - 155 hits - 9 de maio de 2017
O presente artigo tem como objetivo mostrar como se dá a interação entre a marca de uma startup e o seu público no Facebook, através da fan page. Sabe-se que o marketing de relacionamento é um aliado para a estratégia de negócio de uma empresa, independente do seu porte de mercado. Sendo um visado modelo de negócios, as startups estão recriando o cenário do empreendedorismo e, com isso, apresentam novos desafios e metas agressivas para conquistar o público. O cliente já se encontra como o foco de qualquer comunicação e promessa de venda. Ele, atualmente usuário assíduo de redes sociais e suas plataformas, exige uma experiência diferente e que vá além de qualquer expectativa. A discussão permeia o estudo sobre a essência do relacionamento como tática de comunicação aplicada às redes sociais e quais são as práticas que ajudam uma startup a posicionar-se nesse âmbito digital. Para evidenciar essa discussão, escolheu-se o Airbnb, startup de mercado comunitário para pessoas anunciarem e reservarem acomodações ao redor do mundo através da internet. A análise percorre os comentários de autoria do público sobre as publicações e como a empresa reage. Os resultados indicam que não só o conteúdo é responsável por criar oportunidades de relações duradouras com a marca, mas também a forma que se comunica nos detalhes de linguagem, disponibilidade e informações efetivas. Cada palavra trocada com o usuário gera experiências que podem render bons resultados ao negócio e que também fidelizam o cliente.

  O impacto das mídias sociais para o consumo de conteúdo relacionado à NBA e ao NBB no Brasil
» 380,3 KiB - 160 hits - 8 de maio de 2017
O novo modelo de produção, distribuição e consumo de conteúdos midiáticos advindos da internet, fez com que as empresas buscassem a adaptação a fim de se aproximarem de seu público-alvo de forma mais assertiva. O presente artigo tem por objetivo analisar se por meio da presença em mídias sociais o consumo da NBA é induzido no Brasil. Para isso foi apresentado uma breve descrição sobre a história do esporte e sua vinda para o Brasil, a criação de ligas e campeonatos profissionais, convergência das mídias e a presença online da liga NBA e do torneio NBB. Por fim foi constatado que as mídias sociais amplificam as oportunidades de comunicação e marketing das ligas para com seus fãs, de forma a induzir sim o interesse e o consumo do esporte no país.

  O UNIVERSO INSTAGRAM E SUAS PERSPECTIVAS
» 351,5 KiB - 169 hits - 8 de maio de 2017
O presente artigo busca apresentar informações para utilização consciente da rede social Instagram e expor quais as possibilidades mercadológicas da plataforma. Tem por objetivo fundamentar suas funcionalidades, e o uso pelo segmento empresarial. Apresentando o contexto no qual o aplicativo se encaixa, são criadas também vertentes de conhecimento importantes de forma a aprofundar o comportamento empresarial nas redes sociais.

  Otimização de página de conversão
» 755,6 KiB - 157 hits - 8 de maio de 2017
A utilização de páginas de conversão – ou landing pages – como importante ferramenta em campanhas de publicidade na web tem se tornado cada vez mais recorrente, considerando o seu potencial de motivar usuários visitantes a se tornarem clientes. Dessa forma, este artigo tem como objetivo analisar ações de otimização de conversão (CRO) na página de vendas de uma campanha de marketing digital por meio da realização de experimentos monitorados. É objetivo deste artigo, também, evidenciar a importância da realização de testes e experimentos para se comprovar hipóteses em relação a melhorias propostas por profissionais de marketing digital com o objetivo de obter melhores resultados em suas campanhas.

  Politcs 2.0 na Eleição 2016
» 799,8 KiB - 161 hits - 8 de maio de 2017
O que conhecemos como Web 2.02 proporcionou uma reinvenção e ampliação da forma como usuários se conectam e interagem entre si e com as marcas. Em decorrência, são afetados padrões consumo e produção de informação que, dentro da esfera política, deu espaço para o fenômeno Politcs 2.0. A reconfiguração da capacidade dos cidadãos em acompanhar e influenciar campanhas políticas, a partir redes sociais, é sua essência. Este estudo busca investigar os impactos das mídias sociais no cenário político-democrático, no relacionamento entre eleitores e candidatos e, mediante análise de discurso e conteúdo, evidenciar as estratégias comunicacionais que promovem maior engajamento. Para tanto, foi realizada uma análise aprofundada das estratégias comunicacionais e posicionamento de Alexandre Kalil, Prefeito eleito de Belo Horizonte, na campanha eleitoral de 2016. A partir do estudo de caso, foi possível observar que discursos/legendas em primeira pessoa, linguagem coloquial, associados a conteúdos audiovisuais com discurso de indignação, estimulam mais a interação do público. Ainda, à luz das campanhas presidenciais norte-americanas, conclui-se que é essencial a proximidade da figura pública com seu eleitorado onde quer ele esteja. Para tanto, torna-se imprescindível recorrer ao uso de Big Data e explorar os benefícios e alcance das mídias sociais.

  Produtores, Afiliados e compradores
» 922,2 KiB - 158 hits - 8 de maio de 2017
A expansão do universo dos weblogs, ou popularmente conhecidos como blogs, possibilita que as empresas levem ao seu público conteúdo fácil e acessível. Na Hot- mart, startup mineira voltada para a venda e distribuição de produtos digitais, o blog se faz como um importantíssimo veículo de comunicação entre a empresa e seu público- alvo, com publicações diárias que apresentam dicas sobre como alavancar um negócio digital ou a respeito das funcionalidades que chegam à plataforma, continuamente, den- tre muitos outros. Com essa análise, temos o objetivo de segmentar as principais cate- gorias de temas do Hotmart Blog e identificar, através da ferramenta Google Analytics e do próprio site, quais delas apresentam maior engajamento ao conteúdo, de forma a propiciar resultados positivos às estratégias desenvolvidas para esse instrumento de comunicação bilateral e diálogo constante.

  Redes sociais como fonte na produção de conteúdo
» 2,5 MiB - 155 hits - 8 de maio de 2017
Este estudo tem como objetivo analisar como as redes sociais impactam na produção de notícias e na audiência do jornalismo esportivo ao servir como fonte para a criação de conteúdo. Para isso, foram analisadas as 20 notícias de maior audiência do especial Rio’2016 do portal Superesportes, produzidas entre março e agosto de 2016, período de preparação e realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a primeira edição da história realizada no Brasil. O exame do processo de construção da notícia proposto neste trabalho foi inspirado na análise de conteúdo. Conclui-se que o jornalismo esportivo passou por mudanças significativas por causa das redes sociais, uma vez que estas abriram espaço para atletas e para o público produzir conteúdos – textos, fotos e vídeos – que, por sua vez, passaram a alimentar os portais jornalísticos. Observa-se também uma extensão da cobertura no jornalismo esportivo, que deixa de ser estritamente ligada ao universo do esporte, mas avançando para além do âmbito da competição, motivado pelo interesse do público na vida privada dos principais personagens do esporte.

  REDES SOCIAIS DE NICHO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING DE TURISMO
» 1,5 MiB - 158 hits - 9 de maio de 2017
A Internet se tornou uma importante ferramenta para as empresas de hotelaria e turismo devido a praticidade que tem oferecido aos usuários, como reservas de voos e hotéis simplificadas, fácil acesso a informações essenciais sobre os destinos planejados, entre outros fatores. Nunca foi tão fácil encontrar textos, guias, fotografias, vídeos e relatos de experiências de outros turistas sobre os locais no qual desejase conhecer. As estratégias de marketing possuem um papel essencial nesse setor, e diversas empresas já repensaram e reposicionaram seus modelos de negócio. As redes sociais que há alguns anos serviam praticamente para criar grupos de pessoas com algumas características e interesses semelhantes, estão hoje na mira de diversas empresas que buscam, não somente divulgar seus produtos, mas dialogar com o usuário e públicoalvo. Esta pesquisa busca estudar algumas redes sociais de nicho (Booking e TripAdvisor) específicas de turismo e hotelaria e referências mundiais de sucesso, e como os usuários as utilizam.

  SITE MOBILE E OS IMPACTOS DAS MUDANÇAS DOS ALGORÍTIMOS DE BUSCA
» 1,7 MiB - 150 hits - 9 de maio de 2017
A principal forma de procura de sites na web ocorre por meio dos mecanismos de buscas, sendo necessário um bom posicionamento para o alcance de bons resultados. Nos últimos anos, os dispositivos móveis passaram a desempenhar um papel cada vez mais importante na tomada de decisão dos consumidores, sendo muitas vezes, o principal meio de acesso à informação. Nesse contexto, houve uma mudança recente do algoritmo de busca do Google, que passou a levar em consideração se o site é amigável a celulares. Tal mudança, impactou os resultados de busca e fez com que as empresas se adequassem às novas técnicas de otimização, levando em consideração a experiência mobile. Este artigo aborda um estudo sobre os impactos da mudança dos sites para uma versão mobile considerando, principalmente, a influência do uso de técnicas de SEO sobre estes mecanismos. Assim, foram conduzidas atividades de aplicação, análise e avaliação por meio do Google Analytics em um estudo de caso.

  Utilização de personas na construção de engajamento com públicos no contexto digital
» 393,0 KiB - 162 hits - 8 de maio de 2017
O conhecimento do perfil e das necessidades dos usuários em um projeto de comunicação digital é algo primordial para qualquer empresa que pretenda atuar neste contexto. Ter informações sobre as características e demandas das pessoas com as quais as instituições vão se relacionar no ambiente digital permite que as organizações saibam seu comportamento, hábitos, problemas, necessidades e interesses, assim como objetivos e demandas específicas com o produto ou serviço que elas vendem. Isso é basicamente o segredo do sucesso de quem busca um relacionamento construtivo, de via-dupla e de qualidade com as pessoas que consomem e podem consumir os produtos e serviços de uma marca. As informações consolidadas sobre os tipos de consumidores priorizados pelas empresas em projetos de comunicação digital são reunidas num documento e recebem o nome de personas. Este trabalho visa demonstrar a importância das personas na elaboração, aplicação e monitoramento de estratégias de uma empresa, com foco na mídia digital, local onde a interação com indivíduos tem se tornado peça chave para empresários.

  WhatsApp
» 634,1 KiB - 158 hits - 8 de maio de 2017
A evidência na mudança de comportamento das pessoas após o uso da Internet, em especial, das plataformas digitais, é nítido e irreversível. As plataformas de redes sociais e aplicativos de smartphones e tabletes fazem parte do nosso cotidiano e é impossível a sua exclusão do nosso dia a dia. Apesar de muitas vezes não serem utilizados de forma positiva, em outras tantas, elas tem contribuído para melhorar, agilizar e estimular a participação das relações interpessoais e profissionais O presente estudo revela como o Whatsapp é utilizado pela Polícia Militar de Minas Gerais e como o aplicativo contribui para o estreitamento da relação: cidadão versus polícia e vice versa. Para a realização deste, foi feito um estudo empírico, o qual analisou as mensagens de um grupo específico de Whatsapp dos moradores do bairro Bandeirantes com a 17a Cia da Policia Militar de Minas Gerais, responsável pela segurança daquela região.